Volta Redonda, uma cidade sul Fluminense, localizada próximas às divisas do Rio de Janeiro com São Paulo e Minas Gerais, cresceu e se desenvolveu envolta da Companhia Siderúrgica Nacional(CSN), que fora privatizada em 1993.
A cidade não parece uma cidade interiorana; pois assim como a maioria dos grandes centros urbanos, detém uma densidade demográfica relativamente alta 1.402,2 hab./km² (IBGE/2009), um centro comercial bem movimentado, congestionamentos nas principais vias em horários de pico, índices de criminalidades em alta, falta de vaga nas escolas, hospitais lotados, etc.
Se você não tiver dinheiro para pagar uma ida ao cinema no fim de semana, ou ter tempo suficiente pra ficar mais de 2 horas na fila do teatro para poder trocar uma caixa de leite num ingresso, lazer não existe.
Claro, se você quiser, pode fazer uma carteirinha do parque aquático (que diga-se de passagem: -Fica LOTADO!!!), ou também ir ao horto municipal, ver animais e andar de pedalinho(claro, se você também tiver tempo pra ficar 2 horas na fila).
Um órgão que cuidava, e com zelo, de dar aulas e treinos de diversos esportes para jovens, teve seu público alvo mudado. Hoje em dia, os idosos é que tem uma vida super movimentada. Com atividades esportivas, plano de saúde, viagens, festas; tudo isso a custo de uma parcela ínfima mensal.
Os jovens foram deixados de lado. Se ainda são feitas atividades com eles, é em bem menor proporção do que na época em que eu era menor. Talvez seja pela conquista de votos que alguns prefeitos veem aumentando programas de lazer para idosos e diminuindo os dos pequenos.
O número de habitantes cresceu exponencialmente nessa década, mas não teve aliado consigo, um crescimento dos setores públicos de saúde e educação, assim como o lazer para as crianças e adolescentes. Paralelamente a isso, viu-se um aumento gradativo das taxas de criminalidade.
O velho ditado já dizia: "Cabeça vazia é oficina para o Diabo."
E isso não acontece somente em Volta Redonda, mas em todo o Brasil. Programas de lazer para eles, existem poucos, a educação está fragilizada e os índices de criminalidades são cada vez mais altos.
A solução não é somente a educação, como todos dizem. Eu estudo em escola particular, e mesmo lá, onde é turno integral, observa-se os mesmos problemas de alunos de escolas públicas: drogas, gravidez na adolescência, brigas, etc.
Falar o que os políticos devem fazer, já virou algo muito clichê; pois obviamente, nada irá mudar. Então por que não entrar para a Política?
Quem vem comigo?^^
Eu vou *-* , eu vou ser vereadora ! AISOFUIOASUF ' -não ri u.u [/enfim, Você falou tudo aí Ruan, eu fico indiguinada com isso, eu não pude estudar esse ano por falta de vaga e horários, agora fico em casa sem ter o que fazer LITERALMENTE falando, porque a cidade não disponibiliza atividades para os jovens e lazer de qualidade. Fato :|
ResponderExcluirRelmente é uma vergonha a política, e não só em Volta Redonda, mas sim em todos os lugares! Aqui onde moro Arrozal distrito de Piraí, tem certas atividades para crianças, adolecentes e idosos, mas o ensino que é o mais importante, é deplorável! Há muita falta de professores diariamente, e também não tem nem professor pra algumas máterias...
ResponderExcluirConcordo em grande parte e acho que os jovens deveriam se interessar mais pela política. É fácil reclamar da falta das coisas e nem ao menos se importar em tirar o título de eleitor aos 16 anos. E outra, realmente há tanta corrupção no Poder, entretanto, não podemos esquecer que esses políticos saíram de onde nós estamos, entre o "povão" e se eles são corruptos, éporque eles saíram de um "povão" corrupto. Então, vamos observar nossas atitudes também ;)
ResponderExcluirTirar título aos 16 anos e ficar diante da escolha do menos pior?
ResponderExcluirTirar título aos 16 e se tornar um cidadão e ter algum direito de, pelo menos, reclamar.
ResponderExcluirCIdadão segundo Aurélio: aquele que vota. ;)
Mas já segundo a constituição Brasileira, cidadão também pode ser classificado como o indivíduo que tem direito à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade perante a lei: ter direitos civis.
ResponderExcluirCoisas que muitos no Brasil não tem^^.
E numa democracia, o voto deveria ser algo facultativo. E o fato de votar ou não, não o impede de reclamar.
Pois as pessoas que estão no poder, estão mechendo com o teu dinheiro. Se elas fazem mal uso, temos total respaldo moral de reclamar.
Outra coisa.
(Os direitos civis e políticos não asseguram a democracia sem os direitos sociais, aqueles que garantem a participação do indivíduo na riqueza coletiva: o direito à educação, ao trabalho justo, à saúde, a uma velhice tranqüila.)
Como exercemos a cidadania?
Cidadania é a expressão concreta do exercício da democracia. Exercer a cidadania plena é ter direitos civis, políticos e sociais. Expressa a igualdade dos indivíduos perante a lei, pertencendo a uma sociedade organizada. É a qualidade do cidadão de poder exercer o conjunto de direitos e liberdades políticas, socio-econômicas de seu país, estando sujeito a deveres que lhe são impostos. Relaciona-se, portanto, com a participação consciente e responsável do indivíduo na sociedade, zelando para que seus direitos não sejam violados.
Se quizer ler mais sobre, segue o link: http://www.codic.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=8
nao eh so no brasil nao amigo Ruan.
ResponderExcluirIsso tem aqui na Europa também só que em menos quantidade porque a União Europeia fiscaliza... podiam cria uma união e países na América do sul também onde tivesse bastante fiscalização.
eu vou! eu vou!
ResponderExcluirConcordo fielmente com o Ruan. Se eles querem investir que invistam em todas as faixas etárias, afinal, nós somos chamados de O Futuro da Nação, e onde estão os investimentos na nossa área também?! Mudar uma sociedade não é apenas tirando o título e votando. Por que será que um país igual a Noruega (melhor país* para se viver no mundo) possui esse título? É evidente que a causa desse mérito é a população que não é alienada, que vai para as ruas atrás de seus direitos e que luta por uma vida melhor. Temos que sim, cobrar de nossos governantes uma resposta a nossa geração. Temos sim que exercer nossa cidadania, nossa liberdade e nossa força.
ResponderExcluirOpáa vamos embora !
ResponderExcluirTó contigo !
Noruega melhor país para se viver: http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI343865-EI294,00.html
ResponderExcluirconcordo com oq vc disse.. mais.. os jovens nao reinvindicam mias como antigamente. vc nao ve ning dando cara a tapa mais como os movimentos sociais q tinham antes.. soh ficam esperando sentados no computador.. discutindo no orkut,forum, blog, etc. (como estamos fazendo aqui tb) tendo ideologias bonitas mais ning sai pra rua pra fazer valer nada.. aí da nisso ae! =]
ResponderExcluirNão vou com vc para política, existe muita mente poluída. Irá afetar a minha embora eu tenha a mente forte (aliás, eu sou a consciência...). Mas eu tirei o título de eleitor, e pretendo analisar o perfil de cada candidato para eu votar. Vai ser difícil, ou impossível, achar um bom.
ResponderExcluirPS: Não vou mais no pedalinho do zoológico por causa da fila grande e também do mal cheiro que fica nos coletes salva-vidas.