sábado, 24 de julho de 2010

Ponto de Vista


Segundo Émile Durkheim, pai da sociologia moderna, para se analisar um “fato social”, que ele passa a designar como “coisa”, o cientista deve afastar-se de todo e qualquer conhecimento anterior que ele possua do mesmo, tomando-o como uma realidade exterior, sem considerar as suas manifestações individuais, evitando, assim, interferências no resultado da pesquisa a que se propôs. “Seu papel é exprimir a realidade, não julgá-la”. p. 27 (TÂNIA QUINTANEIRO).
E será dessa forma que tentarei expor meu pensamento nesse post. Desligando-me das minhas pré-noções comuns e olhando para a realidade de uma outra maneira.


Na Internet, milhões de vlogs e blogs são criados diariamente. E assistimos a uma alta ascendente de pessoas, que assim como eu, aguçam seu senso crítico postando textos de opinião em seus veículos de comunicação(blogs e vlogs).
Mas ultimamente estão esquecendo o limite entre opinião e Difamação.

As pessoas ganham fama e são elogiadas justamente por vulgarizar suas difamações para com pessoas, músicas e estilos musicais. Num país tão multiétnico onde as pessoas ainda estão aprendendo a respeitar as diferenças, fatos como esse me assustam. Esse senso coletivo de aceitação de opiniões e esse endeusamento de pessoas que sabem ver defeitos em outras vos inserem na mesma "classificação" a qual você prejulga "errada".
Como uma amiga minha falou: "Se tornou modinha ser contra modinha." É o fato das pessoas fazerem o que vituperam. "Seguir Multidões".


Não podemos nos deixar ser influenciados pela "massa" quando formos escolher o que é o melhor para nós, o que vamos seguir ou o que vamos idolatrar ou escutar.
Antes de julgar, tente olhar com outros olhos. Passe a entender o diferente e use seu talento para coisas boas. Seja insípido de "valores" ditos como "corretos" para fazer tal análise. Paremos de tentar apontar o defeito do outro e olhemos mais para nós mesmos.

Ana Maria Braga um dia, falou em seu programa uma frase que eu gostei: "Quando você aponta um dedo para uma pessoa, tem outros 3 dedos apontando pra você." (Pense nisso)


6 comentários:

  1. Você está com toda razão! Antes de apontar o dedo no defeito dos outros, devemos nos observar e ver que somos mais errados ainda... Gosto de algumas frases da Ana Maria Braga, porque ela nos faz refletir sobre nós mesmos e certas atitudes que tomamos sem pensar! Cada um com seu cada um, e assim todos podem ser respeitados!!! (Pense nisso)

    ResponderExcluir
  2. Esse assunto é mt chato e ja virou clichê. A parada é simples: ning tem nada com o gosto dos outros, cada um escuta, ve e faz oq quiser e q se foda se eh modinha ou não, se vc gosta ou não. Qual parte do G O S T O N Ã O S E D E S C U T E a galera ainda não entendeu? E ning é bom o bastante pra julgar porra nenhuma. Quem se acha no poder de fazer isso que vá pra pqp!

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito! Citou minha prima... HAUHAUHAUHAUU e a nossa conversa *---------*

    ResponderExcluir
  4. É isso ai. Opinião é igual bund@#$%¨&*, cada um TEM que ter a sua.

    A Ana Maria Braga é sua prima Nandaa?

    ResponderExcluir
  5. Não, a amiga a que o Ruan se refere, é minha prima Dandara, com a qual ele teve uma conversa em que ela falou que tá virando modinha ser contra modinhas, por isso q eu falei q ele citou minha prima.. ;D

    ResponderExcluir
  6. Olhem só que interessante:
    Depois de julgar ser "chato e clichê" o assunto discutido por Ruan (no blog que é dele, onde ele reflete sobre o tema que ele quizer...), a Amanda diz que "ningúem é bom o bastante para julgar porra nenhuma" e ainda segue dando sugestões para aqueles que julgam, como ela fez. Isso é o reflexo da necessidade da sociedade moderna de termos sempre uma opinião formada sobre tudo e de nos cansarmos rápido de um assunto. Isso porque nos habituamos a consumir as informações de forma dinâmica em nosso cotidiano, enquanto o conhecimento só se constrói lentamente. (pense nisso)

    ResponderExcluir