segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Racionalidade Humana

Qual a solução para nossos problemas?
Já virou rotina começarmos o ano ouvindo notícias de "desastres" naturais. Sempre a natureza vem "atrapalhando" a nossa vivência nesse planeta que é nosso por direito!
A propósito, "crescei e multiplicai-vos" não é? Mesmo que isso custe a vida de animais, plantas e a saúde de nosso planeta.
James Lovelock, criador da teoria de Gaia já falou: "Tentar salvar o planeta é bobagem".
E o termo "salvar o planeta" é completamente antiquadro. A Terra já passou por diversas mudanças climáticas. Asteróides de proporções colossais já provocaram extinção em massa de fauna e flora. Eras glaciais também já assolaram a vida terrestre. Somente as espécies que se adaptaram a essas condições extremas, conseguiram se manter vivas.
Argumento este, que serve para embasar o que já falei, "salvar o planeta" é um termo antiquadro. O planeta não precisa ser salvo. Ele já passou por condições bem piores e se manteve inteiro. Precisamos é nos salvar. A natureza não é culpada de nada. Se houver culpados nessa história, o culpado é o ser humano que adiantou o processo que sempre aconteceu.

Tanto se fala do quanto o ser humano é inteligente. Mas estamos nos destruindo. Isso ao meu ver, não é ser inteligente. Damos mais valor a um líquido viscoso e escuro a um brilho do olhar de uma criança. É triste, mas todos nós somos culpados.
Ser inteligente é ter um bom desenvolvimento tecnológico? Não sei, mas os índios vivem muito bem sem tudo isso e ainda conseguem manter uma relativa ordem entre os membros da tribo. Todos se respeitam e a ambição não faz parte de seus vocabulários. Todos trabalham em comunhão e respeitam a natureza. Se existe um povo inteligente nesse mundo, pode ter certeza de que você não faz parte dele.




[]Ruan Luiz

9 comentários:

  1. um ótimo jeito de começar o ano (Y)
    gostei, ainda mais das suas comparações, ficou muito bom!!

    ResponderExcluir
  2. Maneiro, tipo, você vai se fuder e escrever bem lá ok ?OAISHDPOASJD

    ResponderExcluir
  3. Realmente muito interessante,
    e é verdade, precisamos respeitar a natureza!!

    ResponderExcluir
  4. Absolutamente perfeito!
    Concordo em gênero, número e grau!

    ResponderExcluir
  5. concordo que nós que temos q ser salvos. smpre falei q não suporto as pessoas colocando a culpa nas chuvas, a culpa de tudo que acontece é nossa, só nossa, do ser humano que tem a capacidade de pensar e não usa pra porra nenhuma. na verdade usa, pra fazer uma merda maior doq ja ta. e qnto aos indios, acredito q eles tem a cultura deles, cada tribo indigena tem uma cultura diferente, mas, no geral todos trabalham em prol da comunidade e da natureza, ou seja, vc acredita q ser inteligente é praticar o comunismo e não o capitalismo (esse sistema de merda q a gente vive hj, onde so procura o indivudualismo, ambição e, destroir a natureza)? ai sim, concordo contigo.

    ResponderExcluir
  6. Concordo com tudo o que disse, temos um costume vicioso de sempre culpar outro ser pelos nossos erros, seja esse ser ''racional'' ou nao. E com isso estamos a cada dia nos prejudicando, e ainda assim sentindo-nos os seres pensantes, que ao invés de tentar sobreviver se auto-destrói.

    ResponderExcluir
  7. "Se existe um povo inteligente nesse mundo, pode ter certeza de que você não faz parte dele."

    Tadim de mim... hahauahuahauhauhauhauahuahuah

    ResponderExcluir
  8. Eu gostaria de retificar, que eu (Harlon Romariz) não sou o criador da "Teoria de Gaia", mas sim o britânico James Lovelock. Eu escrevi em meu blog comentando sobre uma entrevista concedida por ele (http://bit.ly/gIEbYU. Assim deve ter havido um equívoco, pois eu apenas o citei.

    Atenciosamente,
    Harlon Romariz
    @Harlon_
    harlon.romariz@advir.com

    ResponderExcluir
  9. Erro concertado. Obrigado pela correção.

    ResponderExcluir