segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Fim do Ensino Médio

Nostalgia; Esse deveria ser o título desse artigo.
É interessante ver como pedimos, quase todos os dias em que estudamos, que o tempo passe depressa. E no final esse sentimento nostálgico toma conta das nossas mentes.

Estão certos aqueles que falam que só damos valor às coisas que perdemos. Perder aquela manhã fria, onde o conforto de nossas camas que nos proporcionaria um descanso perfeito fôra trocado por uma cadeira gélida e desconfortável. Perder aquele jogo da seleção, onde um novo time escalado pelo recém contratado treinador, iria testar seu poder ofensivo. Perder noites de sono preocupado com projeto final ou a prova de Física do outro dia. Mas o que lamento perder, não é aquela noite mal dormida, aquele jogo que não assisti ou a paciência perdida nas vésperas das provas ou apresentação do projeto. Lamento perder a convivência de 3 anos do lado de pessoas realmente incríveis. Tentei não deixar transparecer a saudade que eu iria sentir desses seres. Mas difícil é falar que eles não significaram nada pra mim.

Me lembro como se fosse ontem, o dia em que fomos apresentados à escola, no galpão. Me sentia o máximo. Mas tinha medo de ser mal recebido pela turma. O que parecia ser a preocupação de todos.
A primeira semana foi um silêncio só. Na segunda, já tinha gente tendo que ser retirada de sala, por falar demais.
O primeiro ano passou quase voando e meu deslumbramento ia extinguindo-se na mesma proporção. Mas o que me motivava a acordar cedo e continuar enfrentando dois turnos de tortura, eram os recém criados amigos!
Chegou o terceiro ano, e com ele, aquele clima de despedida. Era uma choradeira só. E mesmo depois de tantas brigas, horas-aula e estresse "ainda traumático", permanecíamos em relativa união.

O dia 29/11/2010 chegou. Era o fim. Só continuaria estudando, aqueles que ficariam de recuperação. Ultima prova. Física! Pra fechar com chave de ouro.

Me senti na obrigação de falar um pouco da TM09, que mesmo depois das minhas tiradas e do meu jeito "grosseiro", seco e cético de ser, continuou me aturando. Desculpe-me pela minha ausência nos eventos festivos organizados pela turma. É difícil entender, mas não gosto muito de festas.


Entenda esse momento não como um fim, mas como o começo de vidas promissoras e bem sucedidas.

Do seu ex-colega de turma

[]Ruan Luiz

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Cairam na Isca

Por que motivo bandidos iriam por fogo em carros na frente das favelas onde eles traficam drogas? Pra chamar a atenção do estado e provocar um sentimento de indignação na população?
Bandido tem medo de UPP? Desde quando UPP acaba com o tráfico?
Existe desculpa melhor pra fazer uma Chacina legal, frente ao caos instalado na população?


Pra quem assistiu o filme "Tropa de Elite 2" e tomou uma injeção de realidade, pode esta pensando como eu. E antes que falem que estou tomando por base um filme que conta uma história "ficticia"; prefiro acreditar nessa história "ficticia" do que num governo que espanca professores e chama estudantes de moleques.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

O Fator Primordial

Na Sociedade, o trabalhador é uma engrenagem, que junto aos demais, se torna responsável pelo desenvolvimento da nação. Desde a nossa infância, acalentam em nossa mente, a idéia de que o trabalho dignifica o homem. Em nossa vida, nos preparamos diariamente, enquanto jovem, para o mercado de trabalho. E a educação é a melhor forma para se alcançar o sucesso.
Podemos ter como base a europa do século XVIII, em plena revolução industrial, onde os filhos dos burgueses e nobres estudavam e eram donos dos meios de produção, enquanto o agricultor - que praticara o êxodo rural - trabalhava arduamente nas indústrias. Porém, existia uma grande disparidade econômica entre essas duas classes, fato que pode ser observado no mundo conteporâneo. São pais que com o baixo salário que recebem (isso quando não são desempregados), mal conseguem alimentar seus filhos e mante-los na escola. Filho que servirá de mão de obra barata e manterá o ciclo funcionando.
Somente com direito à educação de qualidade, o filho do trabalhador poderá ascender-se socialmente. Assim como aconteceu na Europa, também no século XVIII, surgindo a Nobreza Esclarecida, que com ideais iluministas, pregavam direitos à educação, saúde e lazer a todos os homens, nossos políticos, com ajuda da população, poderiam fazer o mesmo. Levando em conta a ética, a moral e o respeito, no desenvolvimento de um país mais igualitário, justo e digno.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Dia de festa?

Estou fazendo 18 anos hoje!!! Uhullllll Posso ser preso =.=; posso tirar carteira de motorista, posso comprar bebida e cigarro, etc etc etc

Euforia a parte, vamos ao concreto... Como um dia pode acabar com a vida de uma pessoa, tal como a data do seu 18° aniversário?

Ficam de lado todos aqueles encantos de criança ou adolescente, de que a vida adulta é sinônimo de liberdade. Pelo contrário. O que posso ver mais claramente é que agora minha liberdade acaba. Preocupações que antes, meus pais tinham por mim, sobrecarregarão a minha humilde e recém-nascida "vida adulta".

Mais próximo do fim me encontro neste dia. Fim do meu existir. Ser ateu da nisso. Podemos assistir à Formula 1 nos domingos de manhã, mas em todos os nossos aniversários, caímos naquela nostalgia... Mero mortal incrédulo. Tem seu destino findado por uma morte inevitável, que a cada dia se encontra mais próxima.

Enfim... Um dia desenvolverei toda uma "filosofia" sobre o fim, que acalentará o meu coração sofrido; abatido por esse tempo cruel que acaba com a alegria de qualquer dia festivo.