segunda-feira, 8 de novembro de 2010

O Fator Primordial

Na Sociedade, o trabalhador é uma engrenagem, que junto aos demais, se torna responsável pelo desenvolvimento da nação. Desde a nossa infância, acalentam em nossa mente, a idéia de que o trabalho dignifica o homem. Em nossa vida, nos preparamos diariamente, enquanto jovem, para o mercado de trabalho. E a educação é a melhor forma para se alcançar o sucesso.
Podemos ter como base a europa do século XVIII, em plena revolução industrial, onde os filhos dos burgueses e nobres estudavam e eram donos dos meios de produção, enquanto o agricultor - que praticara o êxodo rural - trabalhava arduamente nas indústrias. Porém, existia uma grande disparidade econômica entre essas duas classes, fato que pode ser observado no mundo conteporâneo. São pais que com o baixo salário que recebem (isso quando não são desempregados), mal conseguem alimentar seus filhos e mante-los na escola. Filho que servirá de mão de obra barata e manterá o ciclo funcionando.
Somente com direito à educação de qualidade, o filho do trabalhador poderá ascender-se socialmente. Assim como aconteceu na Europa, também no século XVIII, surgindo a Nobreza Esclarecida, que com ideais iluministas, pregavam direitos à educação, saúde e lazer a todos os homens, nossos políticos, com ajuda da população, poderiam fazer o mesmo. Levando em conta a ética, a moral e o respeito, no desenvolvimento de um país mais igualitário, justo e digno.

Um comentário: