sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Problema Nacional

Os números de homicídios em Volta Redonda, cidade do Sul do estado do Rio de Janeiro, vêm aumentando constantemente e relatos indicam que o mês de agosto foi o mais violento do ano de 2011. Uma questão que está chamando muita atenção, é que boa parte das vítimas tem idade entre 15 e 25 anos. Segundo informações, houve 65 homicídios de janeiro a agosto, sendo 53 vítimas abaixo dos 30 anos de idade.

Brigas entre grupos de jovens rivais e tráfico de drogas são os pontos mais evidentes na causa da violência. Por isso, as polícias Civil e Militar estão atuando em parceria, com o objetivo de intensificar as operações e também com o propósito de retirar as armas de fogo de circulação.

Foram registradas muitas ocorrências de crimes próximos a bailes, principalmente os de funk. Não há possibilidade de proibir a realização desses bailes, pois são considerados manifestações culturais. Então, a decisão tomada pela PM foi intensificar a ronda nas proximidades dos eventos. Sendo assim, espera-se que realmente haja uma mudança positiva.

Esse é um fenômeno que vem acontecendo em todas as capitais do Brasil. Evidenciando a grave deficiência da segurança pública. Mais do que união de forças para combater o crime, a solução está na prevenção. A ação preventiva é bem mais eficaz do que a ação corretiva. E nesse contexto, vidas são poupadas. Educação é a principal arma que temos. E se quisermos fazer do nosso Brasil um país mais seguro, devemos focar na educação. Um país educado, é um país seguro.

[]Libânia Nogueira – Ruan Luiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário