quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Compras Fantasmas e Altos Tributos

Cada vez mais, os golpes envolvendo compra e venda de veículos têm sido frequentes. Mesmo com tantas informações preventivas que são divulgadas, as vítimas continuam se deixando levar por propostas encantadoras.
Alguns golpes, de tão clichês, já têm seus esquemas conhecidos. Porém, ainda há inúmeras vítimas. Abaixo, alguns dos esquemas de golpes mais comuns:

  • Veículo Fantasma - os golpistas atraem as vítimas através de anúncios, com veículos de excelentes preços e formas de pagamento. Normalmente, o valor da entrada é insignificante e as prestações são mínimas e a perder de vista, com juros baixos ou inexistentes. Quando a vítima entra em contato, lhe informam que receberam uma outra oferta e estão prestes a fechar negócio, a menos que haja um depósito imediato que cubra a oferta. Então, a vítima acaba fazendo o depósito a fim de não perder a oportunidade. Após a realização do mesmo, os golpistas desaparecem e a vítima sofre um prejuízo relevante, não recebendo o veículo desejado e perdendo seu dinheiro.
  • Veículo de Funcionário de Montadora - o golpista com a ajuda de outros, declara ser funcionário de uma montadora e assim diz ter a possibilidade de comprar veículos direto da fábrica, com descontos especiais. Às vezes, toda a encenação inclui visitas à fábrica, com atendimento de alguém se passando por funcionário, lhe confirmando tal oportunidade. Há a apresentação de documentos, obviamente falsos, e o argumento de que o pagamento para a fábrica deve ser adiantado e sair da conta do funcionário. Com o pagamento realizado, o golpe é finalizado e mais uma vez os golpistas somem sem deixar rastros e a vítima não recebe seu carro, muito menos com desconto.

Além desses e outro golpes, há também outros problemas com veículos, como a lavagem de dinheiro nas concessionárias, que incluem inúmeras taxas no valor dos veículos e utilizam o dinheiro ilicitamente. As concessionárias de nome reconhecido alegam ter muitas despesas na venda de cada veículo e tendo lucros baixíssimos, em relação ao valor do veículo. Mas suas taxas adicionadas chegam a um valor absurdo, o que dá a ideia de altíssimos lucros, sendo usados ilicitamente.

Sendo assim, vale uma breve pesquisa e muita atenção na hora de fechar um negócio, seja com veículo ou qualquer outro bem material que você deseja adquirir.

[] Libânia Nogueira Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário