sábado, 1 de maio de 2010

Vazamento de Petróleo no Golfo do México

Na manhã e noite do dia 28 e 29 (não me lembro ao certo), a notícia que não saía da Tv era a de que uma plataforma, após explodir e afundar, derramou e provocou um derramamento de toneladas de petróleo no Golfo do México. Uma área situada entre a costa dos estados de Nova Orleans, Flórida, Mississipe e Alabama.



E como mostra a imagem, a mancha escura, estende-se por uma área de 1000km e cresce todos os dias e empurrada pelo vento e a força das marés, já está alcançando as zonas costeiras.


O interessante que aconteceu lá, foi que o Presidente foi duramente criticado por não tomar as medidas de contenção rapidamente, com isso agravando o problema. Rapidamente ele desmarcou seus compromissos e sobrevoou até alguma das áreas atingidas e falou que não vai medir esforços pra conter o poder destrutivo do petróleo, sobre a fauna e flora locais. Muitos Navios estão na Região, equipados de redes de cotenção para tentar bloquear a passagem do óleo. E um robô operário já foi enviado para consertar uma válvula no fundo do mar que está a despejar mais de 25 mil barris de petróleo por dia, no mar.

E o que é feito aqui no Brasil, quando algo parecido acontece?

Áhh... O que acontece? rsrs... A empresa é multada, recorre da multa, consequentemente nao paga; nada é feito para reverter o problema e assim levamos a vida.

Ou também, quando aparecem na Lagoa Rodrigo de Freitas, toneladas de peixes mortos; a culpa é das pobres algas que tiram o oxigênio da água. O porquê dela estarem lá, ninguém lembra.

A Amazônia nem merece ser citada nesse artigo.

Espero que não venhamos a cometer o mesmo erro que nossos opressores imperialistas norte americanos (chaves mode on) estão cometendo atualmente. Em tentar conter um pequeno derramamento de óleo, comparado com as atrocidades que eles estão fazendo ao planeta e se recusam a melhorar.

Uma coisa é certa; Eles só se mechem quando algo os afetam. E isso é o que acontece aqui no Brasil. Só nos mechemos e resolvemos lutar pra mudar, quando alguma coisa está nos incomodando.

Geralmente quando isso acontece, já é tarde. E você teve tempo pra reverter tudo isso. Teve sua chance. E você deixou ela escapar entre seus dedos. Perdeu o momento certo pra poder dar à ela, todo o respeito e carinho que merecia (8)

Melancólico, porém é a realidade. Pequenos atos quando realizados por muitas pessoas alcançam resultados significativos.

Não espere a mudança vir de um governante, pois isso não vai acontecer, pelo menos não agora (mais tarde poderá já não surtir efeito). Faça você, mude você. Não coloque a culpa em uma nação que está a no outro lado do Planeta, pela enchente da tua rua.

O assunto é chato, porém necessário. E a mudança começa hoje; Ou nao.

Um comentário:

  1. A consciência de todos30 de junho de 2010 às 10:55

    "O assunto é chato, porém necessário. E a mudança começa hoje; Ou nao."

    Pq a mudança naum pode começar hoje?

    Se continuar desse jeito, o Brasil q é o país com a maior diversidade do planeta vai virar o q tem menor.

    Será q com a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 o Brasil vai um pouco pra frente?

    Um dos requisitos da FIFA é q despoluem a Lagoa Rodrigo de Freitas. Tomara q esse fato s concretize.

    Cmo o autor desse blog falou: "os governantes só tomam providências se os afetarem". E se der certo, quem são as pessoas q irão levar a fama?

    ResponderExcluir