sábado, 26 de junho de 2010

Pão e Circo

Engraçado é ver como as "notícias" saem de moda rapidamente. E também como casas são reconstruidas e famintos são alimentados.
Haiti que o diga; Nem ouço mais falar da tal mobilização mundial que buscava solucionar o mais rápido possível os problemas que o Terremoto de 7° na escala Richter ocorrido no dia 12 de Janeiro ocasionou.
E me lembro perfeitamente de alguns infectologistas falarem que o pior estava por vir. E lembrando que morreram cerca de 150 mil pessoas e mais de 300 mil ficaram feridos, 70% do país foi destruído, e que estava sendo mantido por ajuda externa.

Eu cheguei a pensar que esse desastre fora no fundo, a única maneira pela qual o Haiti poderia crescer e sair do estado de extrema pobreza, como já se encontrava antes do terremoto. A Virtu nao foi preponderante.
Anseio por notícias nos principais jornais, mostrando uma possível recuperação do país.

Mas quando falamos de tragédias que são rapidamente esquecidas, não precisamos ir muito longe não. Deslizamentos no Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro foram manchetes na mídia, por dois anos. E só foi a Copa do Mundo começar, que Niterói e a favela do Lixão voltaram a seu estado normal dando a entender que "nada" aconteceu.
"Sorte" dos Alagoanos, que tiveram suas casas e bens levados pela enchurrada, em plena Copa do Mundo; assim campanhas mais eficientes de ajuda aos desabrigados são feitas, aproveitando-se da corrente que o país forma em torno da seleção.

Concerteza, logo logo, também serão esquecidos. Só esperem o próximo escandalo político ou assassinato brutal acontecer. A notícia da moda irá mudar. E o veículo de informação, que poderia estar ao lado da população em busca do crescimento e ajuda do povo, fica a procura de sangue fresco.

A política do Pão e Circo está sendo seguida a risca. O Pão, são as políticas assistencialistas do governo, que fazem a manutenção da mão de obra desqualificada, com famílias tendo cada vez mais filhos para conseguir um benefício maior; e o circo são as notícias do momento, que ao mesmo tempo, cegam e informam o espectador.

8 comentários:

  1. Total verdade isso tudo!! Parece que tudo isso que está ocorrendo no mundo inteiro é notícia uma vez e depois todos esquecem fácil, fácil... Ninguém mais lembra que aconteceu um terremoto no Haiti e outros desastres como em Niterói e outros!! A mídia devia estar sempre mostrando como andam as coisas, como por exemplo, como estão as famílias vítimas do terremoto no Haiti, se elas conseguiram arrumar uma casa pra morar, se têm alimentos, enfim... A mídia realmente está sempre atrás de sangue fresco!!

    ResponderExcluir
  2. É verdade ,igualmente aconteceu no "Caso Eloá" e no "Caso Isabela" ,nem se passou um mês ,e já tinham caido em esquecimento. Mas isso é normal,noticia combre noticia ,acho que nada poderá mudar isso !

    ResponderExcluir
  3. gostei mesmo! é isso aí.. smpre acontece isso. eles pedem pra sermos solidarios + eles soh querem ibope em cima das tragedias.. sao pessimos..

    ResponderExcluir
  4. Muito legal, A midia tem influênciado muito as nossas vidas =)

    ResponderExcluir
  5. extremamente realista , qual será a "nova onda" quando a copa do mundo passar???


    *prima joyce

    ResponderExcluir
  6. A nova onda é o caso Bruno e o caso Mércia.

    ResponderExcluir
  7. Infelizmente, vivemos em uma sociedade onde a elite por intermédio dos meios de comunicação trasmitem a sociedade informações que querem, quando querem e como querem que sejam digeridas pela sociedade, ou seja, interferem na formação de opinião e exerce um papel como elemento de controle ideológico, social, político e cultural.

    ResponderExcluir